segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Personagens

Eu tenho um tipo de personagem favorita, quando falo em personagens falo aquelas de livros, filmes ou séries (daqui para a frente, neste post, vou apenas dizer filmes, mas refiro-me sempre aos três), não daquelas que vemos todos os dias na rua.
Quando vejo um filme tento sempre identificar-me de alguma maneira com a personagem principal, ou pelo menos com alguma secundária mais participante, mas fico desiludido várias vezes. Esta desilusão tem como base a incapacidade de algumas personagens não mostrarem inteligência nos momentos mais necessários, isso para além de me desiludir, frustra-me. Sim, eu vivo os filmes muito pessoalmente, irrito-me, abano a cabeça e às vezes até falo (principalmente quando estou sozinho, mas nunca se sabe), vá às vezes também fico feliz e até me posso emocionar um bocado, mas as situações que me irritam são sempre mais forte.
Para mim as melhores personagens são aquelas que nós sabemos sempre que não vão falhar, que conseguem estar sempre preparados e que não parecem, de certa forma, estúpidos. Só sou feliz quando me aparecem personagens tipo Jason Bourne ou Dexter Morgan, que conseguem sempre safar-se das situações a partir das suas capacidades, não precisam que venha a mãe salvar. Ou até mesmo Hercule Poirot e Sherlock Holmes que é raro encontrarem-se em situações de perigo eminente, mas nós sabemos que está sempre tudo sobre controle. James Bond também pode entrar para a categoria, apesar de este ser apanhado várias vezes, mas é sempre com classe e claro há sempre um plano na manga, nunca nos precisamos de preocupar com azelhice.
Resumindo eu gosto de personagens inteligentes que raramente cometem erros, isso é o que me motiva num livro, filme ou série, não só de acção ou policial, mas mesmo numa cena romântica qualquer, quando a personagem masculina vacila só me dá vontade de desligar, é que é sempre a mesma coisa!

Em todo o texto, sempre que escrevi a palavra “muito” saia “muiyo”, devia ter deixado.

4 comentários:

Spirit disse...

Jason Bourne e Dexter Morgan, duas das minhas personagens favorítas
:-)

David Pires disse...

Essas estão no topo sim, mas há muitos mais! E algumas não são politicamente correctas tipo hank moody! :)

Anónimo disse...

Se fosses da minha geração, terias colocado o MacGyver em primeiro lugar! pfff... pfff... Estes jovens de hoje em dia...
Hercule Poirot é de todos o único que conheço, pelos livros. Nasci em 1934, obviamente.

David Pires disse...

É que só pode ser em '34! não conhecer dexter até percebo, mas Jason Bourne? :)
Conheço MacGyver, mas o cabelo não inspira confiança