terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Livros Num Ano

     Odeio livros. Ok. Adoro livros. Livros vão me levar à falência. Só me apetece comprar todos os livros que boto a vista em cima. Talvez não todos, mas muitos. Tenho um factor a meu favor, sei me controlar muito bem, pelo menos até hoje. Ás vezes nem tanto, às vezes dou por mim a comprar um pilha de livros (quatro vá) e mesmo assim tive que andar a escolher muito bem (pode ser uma hora, ou mais). 
     Para além da minha falência, os livros vão me levar ao falhanço em outras áreas (se eu deixar). Não vou dizer que já perdi amigos por causa de livros, mas às vezes... Bem às vezes apetece mais ler um livro do que estar com pessoas (sou feliz sozinho, ainda vou ser castigado por isso). Não é qualquer livro, e não é qualquer pessoa. 
     Em termos escolares tenho tentado manter uma regra que é não ler em tempo de aulas, nem de avaliações. Esta regra muitas vezes é quebrada. Não consigo mesmo me conter, penso para mim "isto em dois dias está lido, não me vai causar transtorno nenhum". Tenho tido sorte. Esta regra foi criada há cerca de três anos, por isso desde ai tenho lido muito menos, e talvez tenha perdido alguns hábitos de leitura, mas ainda sou capaz de deitar um livro abaixo num fim de semana.
     Este ano desafiei-me a ler vinte e quatro livros (numa média de dois livros por mês). Acabou hoje Janeiro e ainda só li um. Já estou a ver que vou ter de compensar no Verão. Eu consigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se eu me meto com metas nos livros, acabo por não ler nada. Em Janeiro li três. Acho que isto de não ver televisão ajuda. Pelo menos tenho visto muita gente de comando de tv na mão a dizer "não tenho tempo para ler livros". :P (Não estou a dizer que é o teu caso! Estou só a divagar. Tu até querias que te contassem uma história...)

David Pires disse...

Podes divagar à vontade, e acusar-me de coisas também. Mas duvido que me tenhas visto com o comando na mão :)
Eu meti nesta meta por causa de uma "rede social" de livros que pertenço, e eles tinham uma nova aplicação para desafios.