domingo, 16 de dezembro de 2012

Versão


     Estou sempre a pensar em vidas futuras ou alternativas. Sempre é demasiado. Penso várias vezes em vidas futuras ou alternativas. Nunca penso em versões menos agradáveis do que a realidade. (Será mais fácil imaginar melhor do que pior?) Há quem diga que em fez de imaginar podia estar a tentar mudar para uma dessas versões melhores, mas digo já que isso não é possível. Eu nunca imagino coisas que são possíveis. Para começar nada posso fazer em relação ao futuro, tenho de chegar lá, não é uma coisa que aconteça já, e quando lá chegar passa a ser o presente. Não posso simplesmente saltar para o futuro. Quando penso em versões alternativas não penso em coisas possíveis de alterar no presente. Por exemplo pensar que poderia viver na Australia, isso poderia alterar mudando-me para lá, isto se não pensar nas restrições, mas há sempre (lá está o sempre) maneiras de dar a volta. O que eu posso imaginar é a possibilidade de ter nascido na Australia, isso é uma coisa que não posso mudar. Quando penso nas alternativas normalmente não é algo que eu possa controlar a partir do agora, são coisas que já passaram, que nunca estiveram nas minhas mãos, como ser um japonês com memória fotográfica que vive nas ilhas Maurícias.
     Prefiro pensar nas alternativas do que nas vidas futuras, porque sei que o futuro esta nas minhas mãos e a desilusão é real. Por outro lado também existe o presente e a desilusão por perceber que sou apenas um rapaz que vinte e poucos anos a viver em Portugal que não tem nenhum talento em especial, mas esta passa rapidamente quando percebo que até sou relativamente feliz e há pouca coisa que me foi negada para o meu futuro. Claro que há pouca probabilidade de ser um astronauta, um condutor de formula 1, ou um agente secreto, mas ainda está tudo muito em aberto, possivelmente ainda está tudo nas minhas mãos. Claro que já não posso nascer japonês, nem consigo treinar a minha mente ao ponto da memória fotográfica, mas sempre me posso mudar para as ilhas Maurícias. 

Sem comentários: