terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aikataulu

     Parece que aqui alguns cursos (como o meu) têm horários semestrais, isto é, pouca coisa se repete. Recebemos um papel com um semestre inteiro que está dividido em semanas. Pensem num horário normal, mas em cima em vez de ter dias tem semanas e de lado em vez de ter horas tem disciplinas, simples e eficaz. Bem não sei se será assim tão simples porque ficamos todos a olhar para aquilo com um ar estupidificado, mas depois lá começamos a perceber o que é que eram aqueles cinco rectângulos (dias da semana) divididos ao meio (tarde e manhã) e o que eram aquelas semanas todas pintadas da mesma cor (semanas inteiras só com uma disciplina).
      As semanas inteiras só com uma disciplina são o normal. Por exemplo este três primeiras semanas tenho Techinal Exercises (filmagem, som e edição) de quarta a sexta o dia inteiro. Na semana de 13 de Fevereiro tenho os dias todos fotografia, em Março tenho duas semanas só de Photoshop, na semana de 20/2 não tenho aula nenhuma (devo ir passear), mas há mais coisas do género. Claro que tenho coisas que se espalham ao longo do semestre, mas é só uma ou duas, penso eu, e são as não obrigatórias (Finland Close-Up e Finlandês Basico).
      Eles como seria de esperar, e até acho que é o mais lógico, não têm quinze dias de férias de páscoa. Dão-te a sexta e a segunda e já vais com sorte, e o mesmo acontece no Natal. Mas parece que isso é normal na maioria dos países europeus. E também acho o calendário escolar deles mais lógico. Meio de Agosto a Dezembro, e de Janeiro a Maio.
      Bem, provavelmente também devem ter coisas más na educação, eu ainda não encontrei assim nada de relevante. Talvez pagarem-te para estudares não seja muito bom, eles assim não são muito motivados, porque és pago quer passes quer chumbes. Mas isso até podia ser alterado facilmente.

2 comentários:

margarida disse...

Olá!
Em 2008 fiz erasmus na Finlândia, em Oulu, foi maravilhoso!
O calendário deles é lógico porque aqui (agora trabalho na Suécia) Agosto já é considerado Outono e os melhores meses são Junho e Julho, quem tira Agosto a um português tira-lha a alegria de viver ;)
Sim, eles são pagos para estudar, mas têm o que é considerado o melhor sistema de ensino europeu, por isso deve ter as suas vantagens.
Vais adorar a estadia, tenho a certeza!

David Pires disse...

Olá Margarida :)

Tenho umas perguntas, se não quiseres responder, na boa.

Trabalhas na Suécia, Estocolmo? Trabalhas em quê? Foi "fácil" arranjar emprego ai?
Fizeste Eramus num sitio um bocadinho mais frio do que Helsínquia! Tenho de começar a passear pelo país, alguma sugestão?

Espero gostar muito, sim :)