segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Concorde

     Ontem, como ser culto que sou, passei a noite a ler sobre os Concordes. Mais uma coisa que não fui a tempo de aproveitar. Acho que os anos 90 foram os melhores anos de sempre e eu andei a crescer e a brincar com Legos (que desde já digo são dos melhores brinquedos que há). Um avião supersónico? Quão fixe é isso? Eu acho muito, principalmente pelo dado maravilhoso de fazer três horas de Londres a Nova Iorque e atingia uma velocidade máxima de Mach 2 qualquer coisa (os dados derivam na net e não quero estar para aqui a dizer mentiras).
     Há muita coisa gira a dizer sobre o avião, como só foram fabricados 20, como foi o último avião a ter um engenheiro de voo sempre presente, só levava cem pessoas, apenas duas companhias o usavam (a British Airlines e a Air France) e foi um projecto conjunto entre os dois países das mesmas. Voaram durante praticamente trinta anos até que me 2003 foram arrumados e passamos a andar em aviões que mal chegam aos mil quilómetros hora. Fico triste, e depois de ter lido sobre o assunto ontem ainda fiquei mais triste.
     Não pensem que eu andaria num avião destes, acho que nunca iria poder. Não por ter medo, os acidentes acontecem, mas até ao seu primeiro e único acidente, o Concorde era o avião mais seguro do mundo em termos de passageiros transportados em relação aos quilómetros feitos. Não podia andar numa coisa destas porque os bilhetes eram muito caros e foi por isso que deixou de ser economicamente viável, principalmente desde o 11 de Setembro. Mas andei a tentar ver preços na net e a coisa varia muito, mas há muita gente a concordar com preços acima dos mil dólares.
     Acabam assim com as coisas que marcam gerações sem ser para uma evolução. 

Sem comentários: