sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sacrifícios

     Houve um tempo em que foi pedido a outro povo, que não o português, sacrifícios. Foi pedido é um eufemismo, foi feito um acordo entre vários países do mundo para subjugar um país chamado Alemanha. Quase vinte anos depois, esta Alemanha subjugada ataque a Polónia. Como conseguiu Hitler isso? Criar na mente dos jovens que não estiveram presentes na primeira guerra mundial a ideia que os outros é que eram os maus? Claro que estes jovens ouviram aqueles pequeno homem de bigode, a Alemanha teve anos de miséria depois da primeira grande guerra, miséria que os mais novos não percebiam nem queriam aceitar, por isso partiram para a guerra.
     Bem que sei que Portugal não tem a capacidade de uma Alemanha (ou se calhar tem, não me batam), mas daqui a vários anos, os jovens já não vão perceber porque é que somos um país pobre, um país que faz sacrifícios, um país que todo o dinheiro que tem dá a outros para poder pagar uma divida contraida na altura em que estes jovens nasceram.
     Talvez daqui a vinte anos isto mude. Só espero que não seja é pelas mãos da guerra, política ou económica. Não estamos a ir pelo caminho certo, isso eu sei, mais não.

Sem comentários: