quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Criativo Vs. Critico

Conhecem a história do realizador que tinha sempre uma óptima ideia para um filme quando estava a adormecer e que no dia seguinte não se lembrava?
Sim? Não? Ok, eu conto.
Era uma vez um homem muito, muito mau que comia salada ao pequeno almoço... Ok, não é isto, esta conto noutro dia.
É muito simples, era o homem que sempre que entrava naquele estado mesmo antes de dormir (quando ainda se ouve o que se passa à nossa volta, mas já não se está cá) tinha uma ideia muito boa para um filme, mas na manhã seguinte nunca se lembrava. Isto aconteceu um par de noites até que um dia ele decide meter um bloco na mesa de cabeceira para apontar a sua maravilhosa ideia. Nessa noite quando teve a ideia pega no bloco atabalhoadamente e aponta a ideia e volta a dormir. Na manhã seguinte ao acordar, lê o que escreveu, primeiro fica confuso, depois começa-se a rir, porque o que ele lá tinha escrita era: boy meets girl, boy and girl split up, boy and girl get together again (não sei se a frase era mesmo esta, mas esta era a ideia geral da coisa).
Pelo que me disseram um dia, isto é fácil de explicar. Parece que as diferentes partes do cérebro "desligam" a alturas diferentes quando estamos a adormecer, e a parte critica "desliga" antes da parte criativa, por isso as ideias que temos quando estamos a adormecer, normalmente são de deitar fora.

20 comentários:

Anónimo disse...

24horas sem post novo. Onde está o livrinho de reclamações?

(habiuaste-nos mal, foi o que foi)

David Pires disse...

já tenho um novo no forno, mas ainda não está feito!
estes dias vão ser de loucura, mas venho postar sim :)

Rata disse...

Não são nada de deitar fora... Essas ideias antes de adormecer já me serviram para bons trabalhos.
É que ainda hoje(17 Maio 2011) me aconteceu! Nesse estado de sonolência veio-me uma imagem de uma peça em gesso com forma de cogumelo. E hoje moldei um bocado de gesso nessa forma, e até ficou bastante engraçado.

David Pires disse...

Acho que esse tipo de ideias é diferente. Mas tem cuidado. Mas quem é que pensa em gesso quando está quase a dormir? Só se for escultor. :)

Rata disse...

E é. Sou...vá kinda, não tenho nenhum título a comprová-lo... daqui a uns anos talvez.

David Pires disse...

Esses anos já estão definidos, ou é assim uma coisa muito random?

Rata disse...

Já estão definidos: deste Outubro a 3 ou 4 anos.

David Pires disse...

Isso é o quê? 1º ano Escultura na FBAUL?

Rata disse...

Não, no Arco (http://www.arco.pt/site/).
Não tem o mesmo estatuto que uma faculdade, mas gosto muito mais do ambiente, dá menos chatices, aprendo mais e dão-me mais atenção. Vou ter mentores e tudo.

David Pires disse...

Ah conheço a Arco sim, o eu pai andou lá. Muito bem acho que fazes bem em andar num sitio como a Arco

Rata disse...

A sério? Uau
Isso...é brutal. Tirou que curso?

David Pires disse...

Cerâmica. Já há muitos anos.

Rata disse...

uaaauu! Eu escolho escultura. Abrange mais materiais

David Pires disse...

Sim, escultura é fixe.
Aqui em casa vive um rapaz que está a tirar escultura na FBAUL.

Rata disse...

Tenho lá amigos, só nesse curso estão umas 3! ih

David Pires disse...

Toda gente tem alguém conhecido na Faculdade de Belas Artes :)

Rata disse...

True. E agora é que as coincidências se estão a tornar um tanto ou quanto assustadoras.. mas nada de trágico

David Pires disse...

Temos muitas diferenças de certeza, não te preocupes.

Rata disse...

Ahaha, eu não me preocupo.

Rata disse...

Agora quero fazer-te mais perguntas!
Mas, talvez saibas, que para mim é um bocadinho aborrecido ter que vir sempre a esta página (até a pus na barra de marcadores) para ver se ouve respostas e se há algo a que deva responder. E por isso acho que te vou dar o meu mail..

za_ra@msn.com

(costumas conversar por msn? É que eu não. Só se for preciso)